QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS?

Muito se fala sobre investir na bolsa de valores, Tesouro Direto, CDBs e mais uma infinidade de opções.

Para você que está iniciando pode parecer que são muitas opções, difíceis de aprender, mas hoje mostrarei de forma clara quais são os principais tipos de investimento de renda fixa e variável

Renda fixa

A renda fixa se caracteriza como uma categoria de investimentos que oferece um menor risco, pois é possível ter clareza sobre quanto teremos de retorno sobre um determinado investimento.

A rentabilidade é superior à poupança e alguns oferecem a possibilidade de resgate (sacar) imediatamente ou após um período pré-determinado (costumam render mais).

Quais são os tipos de investimento em renda fixa?

Tesouro Direto

O Tesouro direto funciona como um empréstimo que você faz ao Governo e ele te devolve com juros,  a rentabilidade é maior que a poupança e é um dos investimentos mais seguros que se pode investir, já que é segurado pelo FGC (clique aqui para saber mais sobre o FGC).

CDB

O certificado de depósito bancário (CDB) funciona de maneira similar ao Tesouro Direto, porém neste caso você emprestará seu dinheiro para bancos e o receberá posteriormente com juros. Esse tipo de investimento também é segurado pelo FGC.

LCI & LCA

A Letra de crédito imobiliário e agrário (LCI e LCA), são captações de recursos realizadas por bancos e instituições financeiras para financiar os seguimentos imobiliários e agrário.

Assim como o Tesouro e o CDB, este investimento possui baixo risco e possui o diferencial de ser isento de imposto de Renda (diferente do Tesouro e CDB).

Este tipo de aplicação também é segurado pelo FGC e costuma pagar bons rendimentos.

Debêntures

Similar ao Tesouro e CDB, as Debêntures são captações realizadas por empresas (sociedades anônimas), costumam oferecer uma maior rentabilidade que os investimentos listados anteriormente, porém, o risco é maior, já que não é garantido pelo FGC, portanto se você investir em uma Debênture da empresa X e ela por ventura “quebrar”, você não possui garantia alguma de que receberá parte do valor (montante) que investiu.

Renda variável

Como o próprio nome já diz, a renda variável possui potencial de ganho ou perda ilimitados.

Diferente da renda fixa, não é possível afirmar qual será o retorno ou prejuízo após um determinado período.

É uma categoria de investimento que oferece maior risco, porém um maior potencial de ganho.

Diferente da maior parte de investimentos de renda fixa, a variável não possui garantia alguma do FGC, portanto para investir nesta categoria, o investidor deve aceitar o risco e a possibilidade real de perda.

Quais são os tipos de investimento em renda variável?

Ações

As ações são frações de empresa negociadas na bolsa de valores, em outras palavras ao comprar uma ação você se torna sócio daquela empresa (a exemplo, Petrobrás, Bradesco, Itaú).

O potencial de ganho é ilimitado, você pode ganhar comprando uma ação “barata” e vendendo mais “caro” assim que ocorrer uma valorização (também é possível ganhar com dividendos, falaremos disso em outro post).

Fundos de investimento

São um mecanismo que reúnem o capital de várias pessoas para ser aplicado em um investimento.

É uma boa opção para que não tem tempo de estudar e operar o mercado financeiro.

A responsabilidade de investir ficará a cargo do gestor do fundo.

Os fundos podem ser separados em 3 tipos:

  • Renda Variável – O gestor fará apenas investimentos em renda variável, ações brasileiras, ações internacionais, etc. 
  • Renda fixa – Serão realizados apenas investimentos em renda fixa, CDBs, tesouros, etc.
  • Misto – Neste tipo, o gestor do fundo irá diversificar os investimentos entre Ações, Tesouro, Debêntures, etc. 

FIIs

Fundos imobiliários (FIIs), também são negociados na bolsa de valores, porém diferente das ações, ao adquirir um fundo, você se torna proprietário de uma fatia de um conjunto de imóveis.

O ponto positivo desta categoria de investimento é que essas cotas rendem aluguéis mensais para você, por tanto com uma boa estratégia e investimentos mensais, você pode construir uma renda passiva de aluguéis que lhe renderá mensalmente uma boa quantia.

Por fim, outro ponto positivo deste tipo de investimento é que ele é isento de IRPF (diferente das ações).

E agora?

Se você ficou curioso sobre como começar a investir e qual é o melhor tipo de investimento para você, em breve disponibilizarei um e-book gratuito, o qual é um guia de como você pode começar a investir e construir um futuro de liberdade.

Related Posts

One thought on “QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

RSS
Follow by Email